O que é o conceito de branding

O que é o Conceito de Branding e Como Fortalecer o da Sua Empresa?

Veja como essa estratégia ajuda a posicionar melhor seu negócio no mercado

Já pensou como poderia ser mais fácil vender se seus clientes sempre se lembrassem do seu negócio quando precisassem do seu produto ou do seu serviço? Por mais que pareça algo difícil de alcançar, é totalmente possível chegar  a esse nível.

Para isso, além de investir em boas práticas de SEO, para seu cliente encontrá-lo facilmente na internet, também é importante melhorar o posicionamento do seu negócio no mercado.

Realizar essa otimização é possível através de uma estratégia de branding. Ela consiste em um conjunto de táticas para fazer seu negócio ser mais lembrado pelo seu público.

Se você tem interesse em atingir esse patamar, continue lendo este artigo e saiba como o branding ajuda a fortalecer a sua empresa.

O que é branding?

O branding é uma estratégia de marca que visa melhorar o posicionamento da empresa no mercado a partir da aplicação de ações que combinam os valores da marca, seu propósito, o produto ou serviço e seu público.

Essa estratégia de longo prazo foi a responsável por fazer empresas como a Coca-Cola e outras gigantes do mercado se tornarem conhecidas e serem a primeira opção do público.

Ao implantar uma estratégia de branding na sua empresa, é possível transmitir melhor para os seus clientes quem é a sua marca, o que ela promove e como isso é feito. Assim você consegue fazer seu negócio crescer de forma consolidada, além de manter uma boa reputação.

Como essa estratégia impacta a empresa?

Uma estratégia de branding bem pensada para seu negócio consegue trazer benefícios que vão além das vendas. Ela ajuda a influenciar a forma que seu público, tanto interno (colaboradores) quanto externo (clientes) enxergam o valor que sua empresa passa.

A seguir, separamos alguns impactos que a implantação de uma estratégia de branding consegue trazer para a sua empresa.

Forma que seu público vê a marca

Ao trabalhar com o branding, é possível fazer com que o mercado absorva melhor a essência do seu negócio e, a partir disso, consiga sempre se lembrar da sua empresa ou saber identificá-la facilmente frente aos concorrentes. 

Valor que seu público enxerga no produto ou no serviço

Com uma boa estratégia de branding, seu público não se importará tanto com os preços que você pratica, porque ele entenderá o valor que seu produto ou seu serviço proporciona a ele, fazendo com que o cliente valorize mais o que está adquirindo.

Seu posicionamento no mercado

O branding ajuda a criar uma consciência maior acerca da sua marca na mente do consumidor, fazendo ele pensar primeiro em você quando quer adquirir um produto e serviço que você vende. Isso faz com que seu negócio fique melhor posicionado no mercado e evita os receios de perder seu público para os concorrentes.

Como fortalecer o branding da empresa

Se você se animou com o que o branding pode oferecer para sua empresa, deve estar ansioso para saber como fortalecer seu negócio no mercado com essa estratégia.

Para isso, separamos alguns passos que você pode seguir para começar a implementar essa estratégia no seu negócio!

Determine o propósito da sua marca

Se hoje um cliente perguntasse a você porque seu negócio existe, você saberia responder? O “porquê” do seu negócio nada mais é do que o propósito dele, e é muito importante tê-lo bem definido.

Ao trabalhar com um propósito, sua empresa consegue gerar uma identificação com seu público. Ao mesmo tempo, o propósito ajuda a manter seus colaboradores motivados no dia a dia, porque eles saberão o motivo de estar fazendo suas atividades.

Para definir seu propósito, você pode utilizar o método do círculo dourado. Ele foi desenvolvido pelo Simon Sinek, e ajuda a orientar as empresas a entenderem seu propósito no mercado. Ele faz isso ao definir três itens do círculo:

  • o porquê da empresa existir;
  • como ela trabalha com isso na prática;
  • o que ela entrega no final.

Ao começar se perguntando o porquê da sua empresa existir, é possível definir melhor suas estratégias futuras e motivar seu time a se manter produtivo. Para se aprofundar na metodologia, recomendamos a leitura do livro “Comece pelo Porquê”, de Simon Sinek.

Estude seu público

Após entender o seu propósito, é preciso conhecer melhor o seu público. Essa etapa é essencial, porque é a partir dela que você saberá como transmitir a essência da empresa de forma que seu público se identifique com ela.

Para conhecer o seu público, você precisa entender seus gostos, hábitos de consumo e seus principais valores. Para chegar a essas respostas, você pode:

  • realizar pesquisas com alguns clientes e analisar suas respostas;
  • verificar a forma que eles conversam com você para identificar seus desafios, hábitos e valores;
  • listar seus melhores clientes e tentar conhecer mais sobre o que os motivou a comprar de você.

Essas são só algumas maneiras de conhecer seu público, mas você pode usar a sua criatividade e o que tem ao seu dispor para estudar a fundo e entender suas motivações.

Crie uma identidade visual chamativa

A identidade visual do seu negócio é o primeiro item que pensamos quando falamos em branding. Afinal de contas, é a partir dele que o público nos percebe e consegue identificar o negócio.

Ao criar a identidade visual da sua empresa, é importante que ela seja feita de forma que chame a atenção do seu público ideal e que ele se identifique com o visual dela.

Aqui é importante salientar que o chamativo não significa criar uma identidade visual com cores fortes e chamativas. A sua identidade visual precisa chamar atenção do seu público ideal, por isso é importante conhecê-lo para definir que elementos não podem faltar nela.

Desenvolva uma personalidade para a marca

Cada empresa possui a sua personalidade, e o seu negócio não foge disso. Criar uma personalidade para a sua marca é algo que ajuda a humanizá-la e a criar mais conexão com seu público ideal.

Ao desenvolver a personalidade da marca, um dos itens mais importantes a ser desenvolvido é o tom de voz. Você já parou para pensar na forma como você conversa com seu público? Tem marcas que são mais engraçadas, outras são sérias e tem aquelas que são mais informativas.

Seja qual for o tom utilizado, é importante que o público se identifique com ele e que seja o mais autêntico possível. Algo que pode ajudá-lo é utilizar adjetivos para descrever a sua marca como se fosse uma pessoa.

Faça um manual de marca

Para garantir que a sua marca se manterá a mesma em todos os canais de comunicação que a sua empresa está inserida, é interessante criar um manual de marca.

O manual de marca é basicamente um documento com todas as informações e especificações relacionados à sua marca. 

Ele deve ser compartilhado internamente, para que seus colaboradores saibam se portar de uma forma que a essência da sua empresa seja devidamente transmitida em todos os canais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *